Atenção
Programa Institucional de Bolsas de Pesquisa - PIBIC/UFLA
O Programa Institucional de Bolsas de Pesquisa – PIBIC/UFLA tem por objetivo conceder bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação dos cursos presenciais da UFLA de forma a estimulá-los ao desenvolvimento do pensamento científico e à iniciação à pesquisa.
As Bolsas Institucionais de Pesquisa destinam-se às atividades relacionadas à investigação e à produção de conhecimentos que permitam ampliar informações sobre uma determinada realidade ou alguns de seus aspectos ainda desconhecidos.
Processo Seletivo
O lançamento do edital ocorre anualmente e as bolsas têm duração de 12 meses.
O processo seletivo é realizado pela Coordenadoria de Iniciação Científica da UFLA, vinculada à PRP, e obedece às regras do edital.
Critérios de Julgamento
Os critérios de julgamento seguem o que está definido no edital em vigor. Por isso, é importante que o interessado tenha em mãos esse documento para nortear sua solicitação.
Relatórios de Atividades
Relatório Mensal de Atividades
Os bolsistas vinculados ao PIBIC/UFLA devem enviar, mensalmente, o relatório contendo as atividades desenvolvidas na iniciação científica.
O relatório deve ser preenchido pelo bolsista e aprovado pelo orientador até o 5º dia do mês subsequente ao de atividades.
Procedimentos para preenchimento do relatório pelo bolsista:
1) Acesse www.sig.ufla.br e faça o login;
2) clique em Bolsa Institucional => Relatório Mensal de Atividades => Cadastrar Relatório Mensal de Atividades;
3) selecione o mês e o ano de atividades e clique em "Cadastrar" => Definir atividades do bolsista institucional;
4) para cada dia de atividade, clique em "Adicionar nova atividade", ao final da tabela. Após relatar todo o mês, clique em "Salvar";
5) para conferir o horário mensal, clique no mês da bolsa relatada;
6) confira as atividades cadastradas e, se estiver tudo certo, clique em “Submeter relatório de atividade para a aprovação”. Comunique ao seu orientador para que realize a aprovação.
ATENÇÃO:
O relatório deve ser encaminhado para aprovação ao término de cada mês.
Conforme recomendação da PRAEC, gestora do programa, o pagamento da bolsa ao estudante somente será liberado após essa aprovação.
Relatório Final de Atividades
O Relatório Final de Atividades deve ser enviado pelo aluno, via SIGAA (https://sigaa.ufla.br), em até 30 dias após o término da bolsa.
Quem é o responsável pela elaboração do relatório?
O relatório deve ser elaborado pelo bolsista e aprovado pelo orientador. Esses procedimentos são realizados no SIGAA.
Como enviar o relatório final?
O estudante deve acessar o SIGAA (http://sigaa.ufla.br/sigaa) com seu login e senha. No menu "Pesquisa > Relatórios de Iniciação Científica > Relatórios Finais > Enviar" deve preencher os seguintes campos do formulário: Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Bibliografia e Outras Atividades.
Após o envio do relatório pelo estudante, o orientador deve acessar o SIGAA (http://sigaa.ufla.br/sigaa) a fim de aprovar o documento. O relatório estará disponível no menu "Pesquisa > Relatórios de Iniciação Científica > Relatórios Finais > Consultar/Emitir Parecer"
O SIGAA aceita envio de arquivos.
Cancelamento
Os cancelamentos de propostas devem ser enviados até dia 5 de cada mês, pelo orientador ou pelo estudante.
O cancelamento da bolsa de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica deve ser acompanhado de justificativa do orientador, informando os motivos do cancelamento, e deve ser comunicado pessoalmente pelo aluno à PRAEC (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários).
ATENÇÃO: Informamos que não é permitida a participação simultânea em mais de um programa de iniciação científica, o acúmulo de bolsas, o estabelecimento de vínculo empregatício de qualquer natureza ou o desempenho de qualquer atividade formal remunerada.
O orientador ou o estudante deve enviar e-mail com o assunto “Cancelamento PIBIC/UFLA” para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando os dados abaixo:
- Motivo do cancelamento;
- Data do cancelamento;
- Nome completo do bolsista.
Simultaneamente ao pedido de cancelamento, deve haver o preenchimento do relatório final pelo estudante e a aprovação pelo orientador no SIGAA.