O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café faz parte de um dos maiores programas de Ciência e Tecnologia do Brasil, criado recentemente pelo MCT/CNPq. O INCT Café está sediado na Universidade Federal de Lavras, junto ao Pólo de Excelência do Café. Com aporte financeiro do CNPq e da Fapemig, o INCT Café busca sua consolidação junto ao Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Participam do INCT Café 62 pesquisadores, além de bolsistas de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, representantes de diversas instituições de pesquisa, como a Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Café, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) e Instituto Agronômico de Campinas (IAC).
O INCT Café possui 15 linhas de pesquisa, a maioria com enfoque biotecnológico, discriminadas a seguir:
- Melhoramento genético visando à resistência a fatores bióticos e abióticos e a qualidade de frutos e bebida.
- Caracterização de genes induzidos durante a interação entre o cafeeiro e Hemileia vastatrix.
- Mapeamento físico e genético de marcas e localização de QTLs que possam ser utilizados em atividades de seleção assistida e na clonagem posicional de genes.
- Caracterização da variabilidade fenotípica e molecular de populações para fins de mapeamento e localização de QTLs para tolerância à seca e qualidade de bebida.
- Avaliação genética da qualidade fisiológica de sementes de café.
- Análises fenológicas, bioquímicas, metabolômicas e proteômicas relacionados à qualidade da bebida do café.
- Criopreservação a partir de diferentes explantes de cultivares de Coffea ssp.
- Produção de mudas de café por embriogênese somática, visando à multiplicação comercial de plantas matrizes de café arábica.
- Otimização de protocolos para transformação genética de Coffea arabica.
- Métodos alternativos na indução de resistência contra doenças, qualidade do café e tratamento de águas residuárias.
- Manejo integrado das principais pragas do cafeeiro visando à preservação do meio ambiente.
- Dinâmica e o destino de pesticidas e metais pesados, e a emissão de CO2 e N2O em solos cultivados com café após a adição de lodo de esgoto.
- Propriedades físico-hídricas e químicas do solo e modelos de capacidade de suporte de carga do solo sob sistemas de controle do mato em cafezais.
- Manejo diferenciado do fósforo em lavouras cafeeiras.
- Plataforma tecnológica para comercialização online de café.
Maiores informações sobre o Instituto podem ser obtidas através da secretaria (e-mail inctcafe@ufla.br, Tel.: (35) 3829-1015) e da Coordenação do INCT Café, Mário Lúcio Vilela de Resende (mlucio@ufla.br, Tel.: (35) 3829-1793).
|